Todas as notícias

Teste da linguinha: um atendimento realizado na Santa Casa de Misericórdia

Da Redação

Publicado em 12 de ABRIL de 2017 às 07h31



A realização do teste da linguinha é de extrema importância para o desenvolvimento da criança, pois através desse exame poderá se detectar eventuais problemas de fala, como a "língua presa". Na Santa Casa de Misericórdia este tipo de serviço integra as ações da entidade e acontece de segunda a sexta-feira, pela fonoaudióloga Patrícia Bomtempo. Quando o bebê nasce aos finais de semana e recebe alta antes de segunda-feira, é agendado para retornar para fazer o teste.

O exame consiste em verificar se existe alteração no frênulo (conhecido como freio), que é a membrana que liga a parte inferior da língua ao assoalho (ou a base, como preferir) da boca. Caso seja detectada a "língua presa", um pequeno corte na membrana é realizado.

O teste da linguinha precisa ser feito logo nos primeiros dias do bebê. Uma eventual má formação da membrana da língua pode prejudicar seriamente a amamentação e o desenvolvimento da fala e também na degustação. Quanto mais tarde for detectada a língua presa, mais complicada fica a recuperação (principalmente quando já é adulto), pois a pessoa já sofreu enormes prejuízos no desenvolvimento da fala ao longo dos anos, além de o corpo já ter se formado.

Como o bebê ainda não tem o corpo formado, uma correção na boca ainda nos primeiros dias de vida será absorvida naturalmente. Essa transformação do Teste da Linguinha em lei federal é uma vitória da Fonoaudiologia brasileira, e passou a ser obrigatório na rede de saúde desde o ano de 2014.

O teste passou a ser oferecido também no Ambulatório de Pediatria Geral da Santa Casa, desde fevereiro deste ano. Os pequeninos quando chegam ao ambulatório passam pelo pediatra e se este profissional detecta algo, é encaminhado para a fonoaudióloga que atende também no Ambulatório. Um trabalho que está ligado principalmente ao serviço de follow up, voltado para os bebês prematuros que depois que recebem alta hospitalar da UTI Neo Natal tem todo um acompanhamento no Ambulatório de Pediatria. No ambulatório o teste é realizado pela fonoaudióloga, Drª Daniela Nogueira A implantação do follow up foi muito importante porque hoje as mães já saem do hospital com agendamento do seu filho para o Ambulatório.