Todas as notícias

A importância da higienização das mãos

Da Redação

Publicado em 05 de MAIO de 2017 às 08h10



No Dia Mundial da Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio. A data, definida pela Organização Mundial da Saúde - OMS, tem o objetivo de propor mais atenção dos profissionais de saúde e população em geral para o cuidado com a lavagem correta das mãos, principalmente em ambientes hospitalares.

A higienização das mãos é uma das medidas mais simples e eficazes na prevenção de infecções e, por consequência, na garantia da segurança do paciente e também do profissional. Através dela, reduz a transmissão cruzada de micro-organismos, muitos deles perigosos, para pacientes internados. A higienização das mãos pode ser feita através da lavagem com água e sabão ou através da fricção com álcool 70%. O método deve abranger toda a superfície das mãos, incluindo dorso, interdigitais, polegares, pontas dos dedos, e finalizando nos punhos.

No ambiente hospitalar, medidas simples como essas acabam tendo um impacto significativo. Calcula-se, por exemplo, segundo a ANVISA que apenas com a higiene adequada das mãos, entre o atendimento de um paciente e outro e antes da realização de qualquer procedimento invasivo, seria capaz de reduzir em 70% os casos de infecção.

De acordo com a Comissão Nacional de Biossegurança - CNB, pelo menos 100 mil pessoas morrem por ano, no Brasil, por causa do problema, que atinge tanto as instituições públicas, como as privadas.

Quando higienizar as mãos?

Lavar as mãos deve fazer parte da rotina de todos nós, especialmente:

- Antes de comer ou manusear alimentos;

- Após ter utilizado as instalações sanitárias;

- Após assoar o nariz, tossir ou espirrar;

- Antes de efetuar qualquer ação que inclua o contato com mucosas corporais (por exemplo, colocar ou retirar lentes de contato);

- Após tocar animais ou seus dejetos;

- Após manusear resíduos (por exemplo, lixo doméstico);

- Após usar transportes públicos;

- Antes e após tocar doentes ou feridas (cortes, arranhões, queimaduras etc);

- Antes e após uma visita a um doente internado (hospital ou outra instituição).

Lembre-se: lavar as mãos é um detalhe que faz toda a diferença, não apenas na sua saúde, mas também na saúde de seus entes queridos e de toda a comunidade.