Todas as notícias

Santa Casa promove treinamento voltado para eventos adversos relacionados à medicação

Marcio Cleber

Publicado em 22 de JUNHO de 2017 às 09h44


A capacitação foi ministrada pelas enfermeiras coordenadoras Patrícia Lacerda e Graziela Henriques

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, dentro de suas ações de capacitação com seu quadro de profissionais, promoveu esta semana um treinamento de eventos adversos relacionados à medicação. Um trabalho que envolveu os enfermeiros e os técnicos de enfermagem e aconteceu tanto no turno diurno quanto o noturno para envolver todos os profissionais. A capacitação foi trabalhada nos nove certos preconizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA: Paciente certo; Medicamento certo; Via Certa; Hora certa; Dose certa; Registro certo da administração; Orientação certa; Forma Certa; e Resposta certa.

A capacitação foi ministrada pelas enfermeiras coordenadoras Patrícia Lacerda e Graziela Henriques que destacou muito alguns pontos, como estar mais atentos em cada ação, ter mais segurança na realização dos processos e em caso de dúvida procurar orientações; manter o posto de enfermagem organizado, pois facilita e acelera nas atividades; a importância de ter conhecimento histórico do paciente e do medicamento por ele utilizado. Um outro ponto que foi destaque, foi sobre a leitura do rótulo da medicação,  quando o profissional precisa ler este rótulo antes de tirar do recipiente, ao aspirar ou administrar e antes dos descarte do frasco.  

Uma atividade que tem como objetivo oferecer um trabalho mais seguro e de qualidade ao paciente e também mais tranquilidade aos profissionais. Tudo transcorrendo de maneira correta e segura, evita erros que trazem várias conseqüências como gastos desnecessários, diminuição da rotatividade dos leitos, sofrimento humano por parte dos profissionais, evita abalar seriamente a reputação da instituição e o agravamento do paciente.