Todas as notícias

SIPAT trabalha cuidados com a postura e manuseio do paciente acamado

Da Redação

Publicado em 03 de JULHO de 2017 às 07h51


Distribuição de folderes na entrada e saída do trabalho

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena iniciou na manhã desta segunda-feira, 3, sua quinta Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT, em uma ação de conscientização. A primeira atividade foi uma abordagem dos profissionais na saída e entrada do trabalho. Foram distribuídos folderes sendo um com orientação sobre o manuseio do paciente acamado: Mudança de decúbito - Como o paciente em DD e livre de qualquer dispositivo de apoio, posicione as mãos cruzadas sobre os ombros e mantenha os joelhos fletidos. Movimente pelo joelho e ombro contralateral girando o paciente em bloco; Posicionar na beira do leito - Posicionar o paciente em DI, apoiar as mãos atrás da cabeça e no MMII, puxando-os para fora do leito deixando-os pendentes, ao mesmo tempo em que eleva o tronco; Transferência do Leito para a cadeira - Com o paciente sentado a beira do leito, aproxime a cadeira. Erga-o pelos glúteos com os seus joelhos apoiados nos do paciente e os braços ao redor do seu pescoço. Gire até a cadeira e permita que ele se abaixe; Posicionar o paciente em posição ortostática para deambulação - Para o paciente assumir essas posições, alguns critérios deve ser observados como equilíbrio, força muscular, condições clínicas e liberação médica.

 

Em um outro folder procurou trabalhar os cuidados com a postura no trabalho: Uso de computadores - Ombros relaxados, cotovelos e mãos alinhadas, níveis dos cotovelos levemente inclinados, parte inferior das costas apoiadas, coxas levemente inclinadas, topo da tela no nível dos olhos ou levemente abaixada, pés paralelos ao chão ou em um descanso; Levantar materiais pesados - Agache para pegar algum objeto, segure-o mais próximo ao corpo, ao levantar-se mantenha-o próximo ao corpo; Funções diversas - Para trabalhos que exijam precisão, permaneça com os cotovelos apoiados, para trabalhos leves, utilize mesas na altura dos cotovelos, para trabalhos pesados use mesas na altura da barriga.

Programação

Na terça-feira, 4, uma ação voltada para o descarte consciente e responsável conforme o PGRSS e prevenção de acidentes. Também haverá entrega de cartilhas. As atividades continua na quarta-feira, 5, com o de olho na segurança, quando acontecerá inspeção dos locais de trabalho pelos Cipistas, conforme a NR32 e premiação dos setores.

Com o objetivo de levar mais informações aos funcionários, na quinta-feira, 6,  às 15h, uma palestra motivacional com a psicóloga Wanderleia Paiva com o tema: ‘Incentivando o auto cuidado’.  Encerrando a programação, na sexta-feira, 7, às 15h, Dr. Felipe Fortes falará sobre promoção à saúde mental e prevenção de doenças mentais. As palestras acontecerão no auditório da Santa Casa.

‘Eu me amo, eu me cuido!’

Todos os dias da SIPAC das 14h às 17h, o momento ‘Eu me amo, eu me cuido!’, com corte de cabelo e escova.