Todas as notícias

Descarte correto de resíduos é tema da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Da Redação

Publicado em 04 de JULHO de 2017 às 08h57



Neste segundo dia (terça-feira, 4) da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT as ações são voltada para uma campanha focada no descarte correto de resíduos, atitude que é de extrema importância para todos os profissionais do universo da saúde hospitalar e também daqueles que recolherem este material para o destino correto. Na entrada principal dos funcionários, os mesmos foram abordados por uma equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes despertando a atenção dos profissionais para este devido descarte correto dos resíduos. Foram distribuídos panfletos com diversas orientações. Todo um trabalho que segue o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde - PGRSS.

A Santa Casa possui um Plano de Gerenciamento de Resíduos que tem como objetivo minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. Para isso sempre conta com o apoio e a colaboração de todos os profissionais, visitantes, acompanhantes e pacientes.

Grupo A - Resíduos infectantes

Resíduos com provável presença de agentes biológicos. Exemplos - Bolsas transfusionais vazias, resíduos com presença de sangue ou fluidos corpóreos, equipos, todos os tipos de luvas, gazes contaminadas, peças anatômicas (órgão e tecidos), sondas e outros resíduos provenientes de procedimentos cirúrgicos.

- Devem ser descartados em lixeiras revestidas com saco branco.

Grupo B - Resíduos químicos

Resíduos contendo substâncias químicas. Exemplos - Medicamentos vencidos, contaminados. Lâmpadas, termômetros, pilhas, baterias e qualquer resíduo contaminado com agente químico.

- Pilhas: Devem ser encaminhadas ao almoxarifado. Medicamentos: Encaminhar para o coletor na farmácia. Demais resíduos: Comunicar responsável pela coleta.

 

Grupo C - Resíduo comum

Resíduos que não apresentem risco biológico ou químico. Exemplo - Papel, vidro (atentar se causa risco de corte), fraldas, absorvente higiênicos, resto alimentar, resíduos de áreas administrativas, de varrição, flores, podas e jardins.

- Devem ser descartados em lixeiras revestidas com saco preto.

Grupo D - Resíduos perfuros cortantes

Resíduos que perfuram ou que leva risco de corte. Exemplo - Lâminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, lâminas de bisturi, lancetas, lâminas e lamínulas e todos os resíduos com risco de corte ou que perfuram.

- Devem ser descartados em coletor específico.

Programação

As atividades continua na quarta-feira, 5, com o de olho na segurança, quando acontecerá inspeção dos locais de trabalho pelos Cipistas, conforme a NR32 e premiação dos setores.

Com o objetivo de levar mais informações aos funcionários, na quinta-feira, 6,  às 15h, uma palestra motivacional com a psicóloga Wanderleia Paiva com o tema: ‘Incentivando o auto cuidado’.  Encerrando a programação, na sexta-feira, 7, às 15h, Dr. Felipe Fortes falará sobre promoção à saúde mental e prevenção de doenças mentais. As palestras acontecerão no auditório da Santa Casa.

‘Eu me amo, eu me cuido!’

Todos os dias da SIPAC das 14h às 17h, o momento ‘Eu me amo, eu me cuido!’, com corte de cabelo e escova.