Todas as notícias

Santa Casa abre inscrição para processo seletivo em Residência Médica

Marcio Cleber

Publicado em 21 de SETEMBRO de 2017 às 08h26



A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena divulga o edital para o Processo Seletivo de Residência Médica para as áreas de Pediatria (2 vagas) e Medicina Geral de Famílias e Comunidade (2 vagas). As inscrições podem ser realizadas de 9 a 19 de outubro através do site www.aremg.org.br no link Processo Seletivo. A taxa de inscrição por programa é de R$ 160. O edital completo do processo pode ser adquirido por meio do site da AREMG (http://aremg.org.br/processo-seletivo). A residência média tem duração de dois anos e as novas turmas do deste Processo Seletivo iniciaram suas atividade em março do ano de 2018.

Todo este processo é conforme dispõe Resolução CNE nº 3 de 22/06/2016, Lei 6932 de 07/07/1981, Resolução Plenária 001/2009-CEREM-MG e as seguintes Resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM /MEC: 04/2007, 04/2011 e 01/2017 que estarão abertas as inscrições para seleção dos candidatos ao preenchimento de vagas nos Programas de Residência Médica oferecidos, Programas estes credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM/MEC.

Outras informações podem ser adquiridas através dos seguintes contatos: Aremg - (31) 3247-1646ou pelo e-mail contato@aremg.org.br / Santa Casa de Misericórdia de Barbacena - (32) 3339-2415 ou pelo e-mail nepsantacasa@gmail.com  coreme@scbarbacena.com.br

Santa Casa em Residência Médica

Desde 2015, que a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena passou a ser credenciada e a ter em sua estrutura de funcionamento a Residência Médica. A Residência tem duração de dois anos e os médicos vivenciam a teoria com a prática sob a supervisão dos médicos especialistas que possuem mais experiência. Os residentes participam de todos os atendimentos e trabalho vinculados à pediatria, tanto em níveis de ambulatório quanto hospitalares. Também são envolvidos nas discussões de casos. Uma conquista que só trouxe benefícios para a Santa Casa, primeiro porque provoca nos médicos preceptores estarem se capacitando cada vez mais para preparar os residentes e com isso um atendimento de mais qualidade à população.

O Programa de Residência Médica em Pediatria na Santa Casa é acompanhado e administrado pela Comissão de Residência Médica - Coreme da Santa Casa, que tem como coordenador da Comissão Dr. Cláudio Peixoto de Araújo.  Está vinculado ao Ministério da Educação - MEC e ao Ministério da Saúde, entidade mantenedoura das bolsas de estudos para os residentes.

Os trabalhos da Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade é desenvolvido em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais - Sesaps, uma vez que os residentes desta área atuam em unidades básicas de saúde do municípios e tem os mesmo propósito, vivenciar a teoria com a prática.

Conquista

Através de um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Ensino, Treinamento e Pesquisa - NETP e da Coreme, foi aprovado pelo vistoriador representante da Comissão de Residência Médica de Minas Gerais - Cerem, à Santa Casa o credenciamento por cinco anos no Programa de Residência Médica em Pediatria, assim como duas vagas para o novo Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade sendo este desenvolvido em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais - Sesaps.