Todas as notícias

Santa Casa de Misericórdia de Barbacena promove Primeiro Seminário do Idoso

Marcio Cleber

Publicado em 16 de OUTUBRO de 2017 às 08h44



Neste mês de outubro comemora-se o Dia do Idoso. Para promover uma reflexão ampla sobre  o assunto, a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena vai promover seu Primeiro Seminário do Idoso. O evento acontecerá no Anfiteatro da Santa Casa, no dia 27, das 7h30 às 18h. As inscrições podem ser realizadas no Núcleo de Ensino, Treinamento e Pesquisa – NETP da entidade.

O credenciamento dos participantes será as 7h30. Logo em seguida, abertura com a direção geral da Santa Casa e o Promotor de Justiça, Dr. Luiz Paulo Bering. Às 9h30 palestra sobre o tema: ‘Imobilidade, instabilidade e prevenção de quedas’, com o fisioterapeuta e mestrando em Gerontologia, Dr. Mário Reis de Carvalho Neto. O segundo momento de debate será com a psicóloga clínica e professora adjunta da Unipac, Heloisa de Castro, que abordará sobre ‘Desenvolvimento do idoso, processos psicossociais’.

A programação continua na parte da tarde com a palestra ‘Como usar pirâmide alimentar no dia do idoso’, com a nutricionista coordenadora do SND da Santa Casa, Márcia Lazarino. O médico gerontologista Dr. Cláudio Bomtempo, fará uma reflexão sobre ‘Viver é preciso, envelhecer é preciso’. A legislação envolvendo o Estatuto do Idoso e Direitos Humanos será o assunto de pauta da apresentação do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Luiz Henrique Donato. Encerrando as apresentações, uma mesa redonda com o secretário Municipal de Saúde e Programas Sociais - Sesaps, Dr. José Orleans, representante do Conselho Municipal do Idoso e as ILPis de Barbacena.