Todas as notícias

Casa do Velho Amigo recebe visita de adolescentes do EAC

Marcio Cleber

Publicado em 30 de OUTUBRO de 2017 às 10h46



A Casa do Velho Amigo teve sua rotina interrompida na tarde do sábado dia 28, com a visita de 11 adolescentes do Encontro de Adolescentes com Cristo - EAC da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, de Barbacena. Primeiro conheceram as instalações da entidade, conversaram com os moradores, cantaram algumas músicas e depois promoveram um lanche com todos os idosos. No momento do lanche, os adolescentes ajudaram a servir, algo que foi muito gratificante para eles, pois em uma ação simples que se tornou grandiosa pelo fato de se ter a oportunidade de servir ao próximo. Uma tarde de total alegria para os moradores da Casa do Velho Amigo e uma lição de vida para os adolescentes.

Para os adolescentes foi muito gratificante, pois tiveram a oportunidade, mesmo que em pouco tempo, de fazer a diferença na vida dos idosos da Casa do Velho Amigo. Comentaram ainda que ações desse tipo deveriam ser realizadas outras vezes, pois se aprende muito com cada sorriso, cada palavra, e até mesmo no silêncio de alguns deles.

Na avaliação da psicóloga da Santa Casa, Aline Paula Almeida Lima, este tipo de visita só leva benefícios aos moradores.  “Tendo em vista o processo de envelhecer e as mudanças a eles inerentes: física, cognitivas, psicológicas e sociais, a manutenção das relações interpessoais, bem como a possibilidade de convivência com o maior círculo de pessoas, só trazem mais benefícios psicológicos a esta população cada vez mais presente em nosso cotidiano. A troca de experiências, de gerações tão diferentes beneficia ambas as partes, ocasionando uma maior conscientização e reflexão sobre o ser idoso para estes jovens”, pontuou.   

Participaram da visita os adolescentes Maria Eduarda, Davi, Samyra, Gabriel, Thais, Ana Clara, Júlia Azevedo, Vitória, Gabriela, Álvaro e Cíntia. Eles integram o grupo de trabalho do casal tio Márcio Cleber e tia Eva. Na visita, estavam acompanhados do tio Márcio Cleber.

A Casa do Velho Amigo é uma instituição que abriga idosos de longa permanência sem fins lucrativos. Fundada em 12 de janeiro de 1990, é um órgão integrante da estrutura da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena. Tem como objetivo atender a população idosa com o fim de amparar e abrigar idosos de ambos os gêneros da cidade de Barbacena e região. Para alcançar seus objetivos, a instituição conta com a parceria e apoio dos familiares e ações voluntárias. Atualmente têm 19 moradores sendo 10 mulheres e 9 homens.