Todas as notícias

Presidente do CRO-MG fala de trabalhos voltados para ação preventiva

Marcio Cleber

Publicado em 14 de NOVEMBRO de 2017 às 05h14



Dr. Alberto Magno da Rocha Silva, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais - CRO-MG, esteve m Barbacena no sábado dia 11, prestigiando o curso de capacitação sobre diagnóstico precoce do câncer bucal.

 

É importante este tipo de curso focado no diagnóstico precoce promovido pela Santa Casa em parceria com a Santa Casa?

Estamos trabalhando para que a população tenha saúde. Não somos profissionais da doença, mas da saúde. O mais importante é você prevenir. E a prevenção necessita de um diagnóstico o mais rápido possível. A gente promove o curso de capacitação para que os profissionais deem preferência promoção da saúde, mas quando a doença se instala, temos que diagnosticar o mais rápido possível para que o tratamento seja o melhor possível e dê os melhores resultados.

A Santa Casa tem um consultório odontológico dentro de sua estrutura funcional em pareceria com a Prefeitura para diversos tipos de atendimento. Em sua avaliação, é importante ter uma unidade desta dentro de um Hospital?

Ter um dentista em cada hospital, em cada unidade de saúde, é fundamental. A saúde realmente começa pela boca e a prevenção da saúde bucal ajuda a prevenir outras doenças mais graves. Já esta provado que doenças do coração tem bactérias oriundas da boca, ou seja, que saem da boca. Então você previne doenças cardíacas com uma boa prevenção bucal.Já tem hospitais que demonstram que o índice de pneumonia em pacientes internados, quando você faz a prevenção bucal, muitas vezes chega a zerar. Ou seja, você evita pneumonia, doenças do coração tratando a boca. E a grande vantagem do tratamento é mais simples, melhor e muito mais barato, ou seja, atende a uma população muito maior. É fundamental que a Santa Casa, todos os hospitais tenham o cirurgião-dentista.

O que o CRO Minas tem feito pelo Estado em um trabalho preventivo?

Estamos divulgando que a finalidade do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais é fiscalizar o exercício da profissão. Nós somos defensores da saúde da população. E o povo tem que ter o melhor da saúde bucal. Estamos trabalhando a importância de você divulgar da sua saúde na boca, porque tudo começa por aí, toda sua saúde, o organismo. Fazendo uma boa prevenção, com certeza o resto do organismo vai agradecer.