Todas as notícias

Santa Casa de Misericórdia de Barbacena celebra dia da prematuridade

Marcio Cleber

Publicado em 14 de NOVEMBRO de 2017 às 10h45



A área da pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, onde localiza a Unidade de Tratamento Intensiva - UTI Neonatal, ganhou uma decoração especial, com destaque para a cor lilás e muitas fotos de bebês. Tudo para festejar o Dia Mundial da Prematuridade, comemorado na próxima sexta-feira, dia 17 de novembro. Para a entidade, uma data importante, pois através de sua UTI Neonatal vem salvando muitos bebês prematuros que nascem em seu setor de obstetrícia ou que vem de outros municípios da região.

Até o mês de outubro deste ano passaram pela UTI Neonatal 166 bebês prematuros sendo que 105 deles nasceram na própria Santa Casa.  A UTI tem atualmente 10 leitos sendo que 8 deles são destinados aos prematuros e os outros dois a outras crianças em geral. Ao todo, foram atendidas pela UTI Neonatal 245 crianças nos dez meses deste ano.

O bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação (36 semanas e 6 dias) é considerado prematuro, ou pré-termo. No Brasil, o nascimento de bebês prematuros corresponde a 12,4% dos nascidos vivos, de acordo com dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos - Sinasc do Ministério da Saúde.

Quanto ao peso de nascimento, denomina-se os bebês com menos de 2kg como baixo peso, muito baixo peso os com menos de 1,5kg e extremo baixo peso aqueles com peso menor que 1kg.

Na UTI Neonatal esses bebês são atendidos por uma equipe de especialistas (médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, etc.) e contam com equipamentos que lhe garantem as funções vitais nas primeiras horas e dias de vida.