Todas as notícias

Primeiro bebê de 2018, nascido na Santa Casa, é uma menina

Marcio Cleber

Publicado em 02 de JANEIRO de 2018 às 09h52


Helena Otoni e filha do casal Daniela Elis da Silva e Leandro da Cruz Otoni

O primeiro bebê de 2018 é de uma família que mora em Barbacena. É uma linda menina e nasceu exatamente às 9h41 dessa segunda-feira, dia 1º de janeiro, na Santa Casa de Misericórdia de Barbacena. Recebeu o nome de Helena Otoni, e filha do casal Daniela Elis da Silva e Leandro da Cruz Otoni, moradores do bairro Vilela. Ela nasceu de parto cesariana pesando 2kg604g e com 48cm, e foi realizado por Dr. Adeilton e Drª Alexandra e como auxiliar o pediatra Dr. Bruno.

Segundo Daniela, suas primeiras contrações aconteceram durante a madrugada de segunda-feira. Ela deu entrada ao hospital já passava das 7h da manhã e cerca de duas horas depois sua filha já havia nascido. Segundo os pais, eles foram pegos de surpresa com o nascimento do bebê neste dia primeiro, uma vez que estava previsto para mais para o final do mês de janeiro a chegada da filha. Helena é a primeira filha do casal.

Em menos de uma hora depois nascia mais uma menina na Santa Casa, desta vez de parto normal, pesando 2kg932g e com 49 cm, também de uma família barbacenense, do bairro Nova Suíça. Recebeu o nome de Emanuelle e filha do casal Rebeca Fernanda Sousa da Silva e Jonata Batista, pais pela primeira vez. Ao todo, só no primeiro dia do ano, nasceram na Santa Casa três bebês e todos do sexo feminino.

Atuavam no setor de obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia no primeiro dia de 2018 as técnicas de enfermagem Iara da Silva, Taynara Cimino e Gislene Santos.

Hospital referência

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena é um hospital referência em materno-infantil para os 51 municípios que integram a Macrorregião Centro Sul. A instituição é um Hospital Amigo da Criança, título conquistado em 2002. Também integra a Rede Cegonha, uma outra importante conquista para a entidade.

Quando uma criança nasce na Santa Casa, a mãe recebe todas as orientações possíveis para cuidar bem de seu filho; o Comitê de Aleitamento Materno atua junto a essas mamães falando da importância do amamentar seu filho com o leite materno, alimento fundamental e importante para o crescimento do bebê e uma importante ação para qualidade de vida de ambos, uma vez que amamentar também traz muitos benefícios para as mamães. Uma atenção que tem feito a diferença na vida de muitas crianças.

Visando a qualidade de vida dos pequenos, antes dos bebês deixarem o hospital com suas mamães, são realizados o teste do coração, da orelhinha, e da linguinha (verificando a sucção e a pega na hora de mamar) e do olhinho (reflexo vermelho). Assim, a família pode ir para casa tranquila com relação à saúde dos pequeninos. Um fator que vem sendo de grande destaque no setor materno-infantil é o crescimento constante do número de partos normais, o que é bom para a mamãe e o bebê.