Todas as notícias

Santa Casa conquista residência médica em nefrologia

Marcio Cleber

Publicado em 28 de MARÇO de 2018 às 08h41



A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena conquistou mais duas vagas em residência médica, desta vem na área de nefrologia. Com essas duas novas vagas, passa a ter oito no total, sendo que já está em pleno funcionamento as quatro de residência médica em pediatria e duas na área da Medicina de Família e Comunidade. A Santa Casa já formou duas turmas de residentes em pediatria, sendo a última formatura realizada no dia 22 de março deste ano.

A Residência em Medicina de Família e Comunidade funciona em uma parceira com a Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais - Sesaps, uma vez que os residentes estão atuando em Unidades Básicas de Saúde - UBS do município onde aliam a teoria com a prática sob a supervisão de médicos especialistas que possuem mais experiência.

Desde 2015, que a Santa Casa passou a ser credenciada e a ter em sua estrutura de funcionamento a Residência Médica, integrando o rol de hospitais de ensino do país. As residências têm duração de dois anos e os profissionais participam de todos os atendimentos e trabalho à área de especialidade, tanto em níveis de ambulatório quanto hospitalares. Também são envolvidos nas discussões de casos. Uma conquista que só trouxe benefícios para a Santa Casa, primeiro porque provoca nos médicos preceptores estarem se capacitando cada vez mais para preparar os residentes e com isso um atendimento de mais qualidade à população.

O Programa de Residência Médica em Pediatria na Santa Casa é acompanhado e administrado pela Comissão de Residência Médica - Coreme da Santa Casa, que tem como coordenador da Comissão Dr. Cláudio Peixoto de Araújo.  Está vinculado ao Ministério da Educação - MEC e ao Ministério da Saúde, entidade mantenedoura das bolsas de estudos para os residentes.