Todas as notícias

Práticas saudáveis no trânsito - minhas escolhas podem prevenir acidentes

Marcio Cleber

Publicado em 02 de MAIO de 2018 às 08h31



Os acidentes de trânsito constituem grave problema mundial, como sérios impactos inclusive na saúde pública, devido às mortes - que se concentram, principalmente, na população jovem do sexo masculino - e ao custo de reabilitação.

Usar sempre o capacete e exigir que seu carona também use; Utilizar sempre capacete fechado e que tenha o selo do INMETRO; Não pilotar depois de ingerir bebida alcoólica; Não utilizar equipamentos que retirem sua atenção, como fones de ouvidos ou celular; Utilizar luzes de circulação diurna.

Motorista

Transitar em velocidade condizente com a velocidade permitida na via em que está trafegando; Manter distância segura de, pelo menos, 10 metros do carro da frente, principalmente em caso de chuva; Utilizar luzes de circulação diurna; Respeitar a faixa de pedestre; Usar sempre o cinto de segurança; Não utilizar equipamentos que retirem sua atenção, como fones de ouvidos ou celular; Não dirigir depois de ingerir qualquer bebida alcoólica.

Ciclista

Trafegar nas ciclovias e ciclofaixas. Onde elas não existem andar próximo ao meio-fio; Trafegar sempre no mesmo sentido dos veículos; Lembrar sempre de que capacete, joelheiras, cotoveleiras e luvas reduzem o impacto de ferimentos graves; Nunca pegar carona na traseira de veículos.

Pedestre

Atravessar a via sempre olhando para os dois lados; Não utilizar equipamentos que retirem sua atenção como fones de ouvidos ou celular; Atravessar a via utilizando as faixas de segurança ou a passarela. Respeitar as placas, os sinais e as regras gerais de trânsito, a fim de promover uma cultura de segurança;

Passageiro

Usar obrigatoriamente o cinto de segurança em qualquer situação e distância; Menores de 10 anos devem ser transportados no banco traseiro com cinto de segurança; Menores de quatro anos devem ser transportados no bando traseiro e em cadeira especial; Menores de um ano devem ser transportados no banco traseiro e em assento próprio.