Todas as notícias

Santa Casa lança projetos para angariar recursos em prol da assistência

Marcio Cleber

Publicado em 03 de DEZEMBRO de 2018 às 10h16



A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena é referência Macro Regional para 51 municípios, atendendo uma cobertura populacional a mais de 800 mil habitantes; atualmente com 132 leitos credenciados aos serviços exclusivos pelo SUS. É porta de entrada para Obstetrícia e Ginecologia de risco habitual e alto risco, realizando mais de 200 partos/mês e ainda é Pronto Atendimento de Pediatria, atingindo média de atendimento de mais de 4.500 crianças/mês. Atendemos a Neurocirurgia de alta complexidade, nos casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral) Hemorrágico e ainda ao TRM (Trauma Raquimedular). Propiciona atendimento de retaguarda para Trauma Cirúrgico em Ortopedia e Cirurgia Geral; totalizando média de 460 cirurgias/mês entre todas as especialidades. Possui duas UTI's com 20 leitos, destes, 10 para atendimento adulto, 08 para Neonatologia e 02 para Pediatria, com taxa de ocupação próxima a 100%. Por fim prestamos atendimento a usuários em Clínica Médica, Nefrologia e Distúrbios relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

Evidencia-se atualmente um cenário deficitário na Santa Casa, assim, como em outros hospitais, com risco iminente de não ter mais condições de manter todos os serviços em saúde pactuados. Na busca de recursos para não paralisar os serviços que são essenciais para toda a Barbacena e macrorregião, a Direção e provedoria da Santa Casa apresenta projetos para angariar recursos e não paralisar os serviços. Quais sejam:

Cemig e Santa Casa: Foi firmado convênio entre a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena e a Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG o qual possibilita a arrecadação de doações da população (padrinhos) em favor da Santa Casa, por meio da conta de energia elétrica. O valor deverá ser definido pelo contribuinte e será debitado em sua conta de energia, repassado integralmente à Santa Casa. Os interessados em apadrinhar a Santa Casa deverão procurar a Administração na Santa Casa ou a Cemig e preencher o formulário “Sócio Doador”. As doações poderão ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas. O doador tem que ser o titular da conta, precisando informar também o número da instalação constante na conta de energia.

Ajude a Santa a ajudar: A Santa Casa sempre presente, de braços abertos, pronta para atender a todos, está lançando o projeto “ajude a Santa a ajudar”. Serão confeccionados boletos bancários, que serão distribuídos entre os interessados, para contribuições espontâneas. Os boletos não terão valor estipulado, o preenchimento será realizado pelo doador.

Santa Casa e Operadoras telefônicas: Projeto de captação de recursos através de operadoras telefônicas para manutenção dos serviços prestados pela Santa Casa. O projeto se refere a pedido de doação através da conta telefônica. O serviço de telemarketing será prestado por empresa terceirizada, que através de equipe realizará a ligações.

Santa Saúde: Programa de Contribuição voluntária, onde os contribuintes têm uma rede de benefícios e descontos em vários segmentos da cidade. Nesses benefícios estão inclusos descontos em consultas particulares com especialistas, exames, farmácias, lojas e etc.

Visita aos Municípios: A Santa Casa realizará visitas aos municípios com o intuito de angariar parcerias para a continuidade de serviços.