Todas as notícias

Santa Casa inicia mais turmas em residência médica

Marcio Cleber

Publicado em 06 de MARÇO de 2019 às 03h59


Dr. Guilherme Vale, Supervisor da Residência em Medicina de Família e Comunidade; Dr. Maik Arantes; Geiciane, secretária do Coreme; Rafela, Coordenadora do NETP; Drª Flaviane Bachim; e Dr. Gabriel Saliba

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena iniciou neste mês de março sua quarta turma em Residência em Pediatria com Drª Flaviane Bachim (Visconde do Rio Branco) e Maik Arantes (Alvinópolis); e a segunda turma em Medicina de Família e Comunidade, com Gabriel Saliba (Divinópolis). Com estes três novos profissionais, atualmente são cinco na área de residência.

A residência em pediatria passou a ter duração de três anos e os profissionais participam de todos os atendimentos e trabalho na área de especialidade, tanto em níveis de ambulatório quanto hospitalares. Também são envolvidos nas discussões de casos.        Já a Residência em Medicina de Família e Comunidade funciona em uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais - Sesaps, uma vez que os residentes estão atuando em Unidades Básicas de Saúde - UBS do município onde aliam a teoria com a prática sob a supervisão de médicos especialistas que possuem mais experiência.

Desde 2015, que a Santa Casa passou a ser credenciada e a ter em sua estrutura de funcionamento a Residência Médica, integrando o rol de hospitais de ensino do país.  O Programa de Residência Médica em Pediatria na Santa Casa é acompanhado e administrado pela Comissão de Residência Médica - Coreme da Santa Casa, que tem como coordenador da Comissão Dr. Cláudio Peixoto de Araújo.  Está vinculado ao Ministério da Educação - MEC e ao Ministério da Saúde, entidade mantenedoura das bolsas de estudos para os residentes.