Todas as notícias

Santa Casa promove Primeiro Encontro de Doadoras de Leite Materno

Marcio Cleber

Publicado em 23 de MAIO de 2019 às 10h28



Neste mês de maio, mais precisamente no dia 19, comemorou-se o Dia Mundial de Doação de Leite Materno. E para festejar, a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena promoveu na quarta-feira, dia 22, o Primeiro Encontro de Doadoras, em uma organização do Comitê de Aleitamento Materno da entidade. E ali, no Salão Nobre da Santa Casa as mamães foram recepcionadas com um coffee break como uma forma de agradecimento a todas elas. E aquelas mamães, com seus filhos no colo, que pela primeira vez se encontravam, tinham algo que as uniam, o ato de doar aquele leite que não faz falta para seu filho.

Uma tarde festiva, porque é o pequeno e simples gesto dessas mamães, mas grandioso no resultado final, que tem salvado vidas tão pequeninas dentro da UTI Neonatal na Santa Casa. Para a entidade, não importa a quantidade que cada uma doa, o fundamental é que esse alimento tão rico continue chegando e, assim, poder ser ministrado aos bebês prematuros internados na UTI Neo.  Atualmente são apenas 17 mamães com este gesto tão solidário e nobre em prol da vida.

Para ser uma doadora, basta comunicar ao setor de obstetrícia da Santa Casa que você mamãe, receberá todas as orientações necessárias para que faça a ordenha adequada. Também são repassados para as doadoras o frasco de vidro próprio para o armazenamento do leite, touca e luva para que tudo transcorra com total tranquilidade.  E para facilitar mais ainda, a Santa Casa busca o leite semanalmente na casa das doadoras.

Todo o leite materno que chega na entidade é encaminhado para o Banco de Leite em Juiz de Fora onde para uma análise e pasteurização e depois retorna. A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena é uma referência em pediatria, principalmente na área de obstetrícia para os 51 municípios que integram a Macrorregião Centro Sul.

Dia Mundial de Doação de Leite Materno

A data comemorativa foi instituída em dezembro de 2015, com a Lei Nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015. Nela, além do Dia Nacional foi criada também a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorada na semana que incluir o dia 19 de maio. Anteriormente, o Dia Nacional era celebrado em 1º de outubro - data instituída pela portaria Nº 1.893 de 2 de outubro de 2003. A mudança se deu para alinhar a data em todos os países integrantes da Rede Global de Bancos de Leite Humano - rBLH.