Todas as notícias

Santa Casa forma terceira turma de residentes em pediatria

Marcio Cleber

Publicado em 30 de MAIO de 2019 às 10h19


Vilarinho Costa, representando a Provedoria; Drª Naara, Supervisora do Programa de Pediatria; os formandos Drª Isabela Namen e Drº. Helbert; Dr. Cláudio Peixoto, coordenador da Coreme; e Marcilene Araújo; Diretora Assistencial

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena realizou, na noite da última quarta-feira, dia 29, a formatura da terceira turma de residentes, colocando no mercado de trabalho mais dois profissionais médicos especialistas em pediatria: Dr. Helbert José da Silva, da cidade de Congonhas; Drª Isabela Namen Pimenta, de Belo Horizonte. A cerimônia aconteceu no Salão Nobre da própria entidade.

Durante dois anos Dr. Helbert José e Drª Isabela Namen vivenciaram a teoria com a prática, e tudo sob a supervisão dos médicos especialistas que possuem mais experiência. Os profissionais acompanharam e participaram dos atendimentos e trabalho vinculados à pediatria, tanto em níveis de ambulatório quanto hospitalares. Atualmente, outros três profissionais integram a residência de pediatria da Santa Casa e um na residência em Residentes em Medicina de Família e Comunidade.

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena integra o quadro de hospitais de ensino do país desde o ano de 2015, com início pela Residência Médica que é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização.  O Programa de Residência Médica em Pediatria na Santa Casa é acompanhado e administrado pela Comissão de Residência Médica - Coreme da Santa Casa, que tem como coordenador da Comissão Dr. Cláudio Peixoto de Araújo.  Está vinculado ao Ministério da Educação - MEC e ao Ministério da Saúde, entidade mantenedoura das bolsas de estudos para os residentes. A conquista destas novas vagas é resultado do sério trabalho que a entidade vem executando dentro de sua área de Residência Médica e também em prol da qualidade no atendimento à população, uma vez que a Santa Casa é um ‘Hospital Amigo da Criança’.