Todas as notícias

Santa Casa recebe doação de frascos de vidro do Esquadrão de Saúde de Barbacena

Marcio Cleber

Publicado em 13 de JUNHO de 2019 às 12h51



A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena recebeu na manhã de quinta-feira, dia 13, a doação de 50 frascos de vidro com tampas de plástico, fruto de uma campanha realizada pelo Esquadrão de Saúde de Barbacena juntamente com toda sua equipe de profissionais. As doações foram repassadas para a entidade em um encontro realizado na sede do Esquadrão com a presença da Comandante do Esquadrão de Saúde de Barbacena, Jacqueline Leite Trade e integrantes de sua equipe de trabalho. A Santa Casa estava representada por Renata Sant´Anna, coordenadora da Obstetrícia; e pela nutricionista Aline Eugênio Costa.

Frascos de vidros com tampa de plástico são recipientes de total importância para a Santa Casa, pois são utilizados na coleta de leite materno. Os vidros, depois de esterilizados, são repassados para as 12 atuais mamães doadoras colherem o leite. E toda semana, uma equipe da Santa Casa passa na casas dessas mamães buscando este alimento são rico e importante. O leite é analisado e pasteurizado em Juiz de Fora, no Banco de Leite Humano, e parte retorna. Sob prescrição médica ou de nutricionista, é ministrado aos recém-nascidos prematuros internados na UTI Neonatal.  

E a campanha de doação desses recipientes continua. Os vidros podem ser de qualquer tamanho e devem conter “boca larga” tipo de café solúvel, com tampas de plástico. As doações podem ser entregues na Santa Casa, no setor de Obstetrícia ou nas recepções, de segunda a sexta-feira, de 08h às 17h.

Leite Materno

O Leite Materno é o alimento mais indicado para recém-nascidos pelo menos até o sexto mês de vida, quando possível, devendo se estender o aleitamento até o segundo ano de vida da criança. Além de conter todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, é rico em anticorpos, o que confere ao bebê uma proteção contra diversas doenças. Para armazenar o leite doado é necessário um recipiente adequado. Por isso, a doação de vidros para armazenagem do leite tem grande importância, nesse processo de amamentação adequada.