Todas as notícias

PACE de portas abertas à doação de sangue

Marcio Cleber

Publicado em 28 de NOVEMBRO de 2019 às 12h56



Ajudar a salvar vidas doando sangue ficou mais fácil para moradores de Barbacena e cidades da região. Já esta de portas abertas o tão sonhado Posto Avançado de Coleta Externa - PACE. Sua inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 28, em um prédio anexo à Santa Casa de Misericórdia de Barbacena. O PACE terá seu primeiro dia de coleta nesta sexta-feira, dia 29, com funcionamento das 9h às 15h, e com 50 fichas disponíveis. Inicialmente suas coletas serão às sextas-feiras.

 

Todo o material coletado no PACE será encaminhado para o Banco de Sangue do Hemominas, em Juiz de Fora, onde passará por todo um processo de fracionamento físico-químicos. Depois de todo analisado, é distribuído aos hospitais, entre eles a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena.

 

Esta importante conquista de instalação de um Posto em Barbacena é resultado de grandes parcerias entre Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais - Sesaps, Fundação Hemominas, Santa Casa de Misericórdia de Barbacena e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar - EPCAR. Na avaliação de Flávio Maluf, diretor Geral da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, são essas ações que motivam a continuar, haja vista que este trabalho de implantação do PACE vem sendo desenvolvido há mais de 10 anos. “Não tenho dúvida que com esta ação vamos salvar mais vidas, trazer mais agilidade para aquelas pessoas que querem doar sangue. Muito importante que a população se conscientize e compareça para prestar esta grande solidariedade. Um benefício fundamental para os pacientes de Barbacena e toda região”, pontuou.

 

Em seu discurso, na cerimônia de inauguração, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, declarou que espera que o Posto Avançado de Coleta Externa traga um equilíbrio grande na colete de sangue e na disponibilização de sangue para a região. “Vamos esta sempre expandindo, melhorando a rede, a prestação de serviço. Importante estar mais perto das regiões, do município com o intuito de buscar sempre mais qualidade de vida”, ressaltou o secretário.  

 

Quem também comentou sobre o PACE, foi Marcilene Araújo, secretária Municipal de Saúde e Programas Sociais – SESAPS. “Um sonho realizado de um trabalho de longos anos, não apenas dessa gestão, mas de outras que antecederam como o ex-secretário de Saúde Dr. José Orleans e o ex-prefeito Toninho Andrada. O que nos restou neste momento foi angariar todos os esforços e fazer jus a todos aqueles que iniciaram este processo. Estamos começando uma nova fase do desafio de ter um Posto avançado  mais próximo de todos nós”, disse.

 

Junia Guimarães Mourão Dioffi, presidente da Fundação Hemominas parabenizou Barbacena que sempre esteve junto com o Hemominas. Estávamos trabalhando há muito tempo dentro dessa lógica. Agora, o PACE precisa do apoio de todas as instituições para que possam estar doando aqui e, a partir disso, que tenhamos sangue que vem para a própria Barbacena, sendo coletado aqui na cidade”, concluiu a presidente.