Todas as notícias

PACE tem seu primeiro dia de funcionamento

Marcio Cleber

Publicado em 03 de DEZEMBRO de 2019 às 07h52



O primeiro dia de coleta de sangue no Posto Avançado de Coleta Externa - PACE transcorreu tranquilamente. Foram atendidas 49 pessoas e 35 bolsas de sangue coletas. O início dos trabalhos estava previsto para as 9h da manhã, mas muitas pessoas queriam tanto praticar este gesto tão grandioso de doar sangue, que chegou no PACE antes das 7h, como é o caso de Luci Imaculada Cardoso, moradora do bairro Santa Efigência, que há 48 anos é doadora de sangue; e José Queiros que é doador há mais de 15 anos. Eles foram os dois primeiros a chegarem no PACE.

 

José Queiroz, que sempre vê seu gesto como uma prática do amor foi o primeiro a fazer doação e fazer parte de um momento tão importante na história da cidade, pois o funcionamento do PACE era um desejo de anos de toda a população. José Queiroz, como todos os outros, antes de chegarem na sala de coleta, passaram por todo um processo que faz parte do sistema: depois de fazer a ficha, é encaminhado para triagem clínica, a hematológica, lancham e só assim executa sua doação.

 

O PACE teve seu primeiro dia de coleta na sexta-feira, dia 29. Sua inauguração aconteceu na quinta-feira, dia 28. Inicialmente está funcionando todas as sextas-feiras, das 9h às 17h, e localiza-se em um prédio anexo à Santa Casa de Misericórdia de Barbacena.