Todas as notícias

Hospital Amigo da Criança

Da Redação

Publicado em 00 de de 0000 às 00h00


A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena tem o título de Hospital Amigo da Criança desde 2002. Desde então é referência Materno-Infantil para toda região, oferecendo uma forma especial de cuidar da mamãe, bebê e criança. Quando pensar no nascimento do seu bebê, certifique-se que ele nascerá em um Hospital Amigo da Criança.

Um Hospital Amigo da Criança é uma Maternidade onde todos os profissionais de saúde são treinados para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Foi incorporado pelo Ministério da Saúde, com ação prioritária em 1992 e desde então, com auxílio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, tem capacitado profissionais, realizado avaliações, reavaliações e estimulado a rede hospitalar para seu credenciamento. Ao ser reconhecido com o título, as mães são orientadas e apoiadas para o sucesso do aleitamento materno desde o pré-natal, até o puerpério, aumentando os índices de aleitamento materno exclusivo e reduzindo a morbimortalidade infantil e materna.

A iniciativa foi idealizada em 1990 com o objetivo de mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os Dez Passos Para o Sucesso do Aleitamento Materno.


Dez Passos Para o Sucesso do Aleitamento Materno

1. Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, a qual deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.

2. Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar esta norma.

3. Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.

4. Ajudar as mães a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.

5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

6. Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.

7. Praticar o alojamento conjunto - permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.

8. Encorajar a amamentação sob livre demanda.

9. Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.

10. Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.