Todas as notícias

Médicos do Santa Saúde falam sobre renite e otite

Marcio Cleber

Publicado em 30 de JANEIRO de 2020 às 08h37


Os ortorrinos Dr. Gilberto e Dr. Tarssius integram o corpo clínico do Programa Assistencial Santa Saúde

Os ortorrinos Dr. Tarssius e Dr. Gilberto, que realizam atendimento do Programa Assistencial Santa Saúde.

O que provoca a rinite, uma doença que está cada vez mais presente na vida das pessoas?

 

Dr. Tarssius - A rinite é um quadro que se desencadeia por uma questão imunológica, e complica quando a pessoa fica exposta a situações alérgicas como mofo, poeira ou a odor de característica mais extrema. A pessoa adquire uma reação extrema a esta exposição, fazendo com que surjam vários sintomas como obstrução nasal, rinorreia, tosse, atrapalhando bastante a qualidade de vida.

 

Dr. Tarssius: É característica de uma idade específica?

Não tem uma idade correta para acontecer. Às vezes, começa na infância, permanecendo na fase adulta, chegando até idosos precisando de uma atenção do controle da situação. Tem crianças que com cinco anos já apresentam dificuldades respiratórias e até para dormir, caindo bastante a qualidade de vida, gerando irritabilidade, dificuldade de concentração, deixando de fazer atividades comuns como ir a escola.

 

Dr. Tarssius: E quais são os cuidados?

A rinite já vem com a pessoa, e ela precisa ter cuidado para que não tenha uma piora do quadro. Evitar exposição aos alérgicos como produto com muito cheiro, locais com fumaça e poeira. Buscar um tratamento adequado para se ter uma vida melhor.

 

Outra doença muito comum nesta época do ano é a otite? O que desencadeia este problema?

Dr. Gilberto: Com tempo mais quente começa a aumentar a incidência da otite, principalmente a externa, que é mais comum nesta época. É a inflamação e a infecção de dentro do ouvido, da pele do conduto auditivo. Nesta época, as pessoas estão mais em exposição à água por frequentarem piscinas, cachoeiras e outros, e assim, a proteção natural dos ouvidos é removida e isso facilita com que os germes causem a otite. O cuidado é proteger para que não entre água no ouvido, talvez com um tampão, uma touca por cima do ouvido. Doe muito, audição pode ficar abafada, acontece de um lado só.