Todas as notícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Marcio Cleber

Publicado em 06 de MARÇO de 2020 às 11h14



A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, informa que o posto avançado de coleta externa – PACE é uma parceria oficializada por meio de convênios firmados entre a Prefeitura Municipal de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap), Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e Fundação Hemominas.

 

Os postos avançados de coleta externa tem uma estrutura semelhante a uma unidade de coleta da Hemominas e funciona em datas e horários pré-definidos.

 

Em Barbacena coleta é realizada todas as segundas-feiras, de nove horas até as quinze horas. O dia de funcionamento e os horários foram definidos de acordo com a disponibilidade do Hemocentro da cidade de Juiz de Fora em relação a equipe e aos equipamentos necessários para os dias de coleta. Ressaltamos que em outros dias da semana a coleta externa de sangue acompanhada pelo Hemocentro de Juiz de Fora é realizada em outras cidades da região.

 

O sangue coletado no posto de coleta de Barbacena é encaminhado ao Hemocentro de Juiz de Fora onde é processado, armazenado e distribuído aos Hospitais conforme demanda destes.

 

A abertura do Posto de Coleta de Sangue foi uma conquista para a cidade de Barbacena e região que desde a sua inauguração já coletou cerca de 500 bolsas de sangue. Levando em consideração que uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas, podendo destacar a importância deste em nosso município.

 

A Santa Casa tem como visão ser uma instituição resolutiva e referência regional, em busca da excelência, atuando como interlocutor permanente da comunidade quanto as necessidades em assistência à saúde. Sempre primando pela oferta de serviços com qualidade aos usuários e a população em geral. Assim a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena junto ao Município mantém a equipe disponível para que aumente os dias de coleta, porém depende da disponibilidade do Hemominas.

 

Colocamos a disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.

 

Barbacena, 05 de março de 2020.