Todas as notícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Marcio Cleber

Publicado em 21 de MAIO de 2020 às 11h55



 

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, através de seus representantes legais, vem a público, por meio da presente nota, esclarecer o que se segue:

 

Os dias e horários de funcionamento do Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue - PACE foi previamente acordado com a Fundação Hemominas de Juiz de Fora, funcionando como um complemento do estoque de sangue da Fundação. Em outros dias da semana a Fundação Hemominas de Juiz de Fora acompanha a coleta em outras cidades da região. Ainda, para o funcionamento do Posto de Coleta se faz necessário a presença de profissionais da Fundação Hemominas.

 

Todo o sangue coletado em Barbacena é enviado ao Hemominas de Juiz de Fora onde é realizado o processamento, acondicionamento e distribuição aos Hospitais da região conforme necessidade.

 

Em meio a pandemia do Coronavírus os estoques de sangue no estado de Minas Gerais encontram-se em sua maioria em estado crítico. Para que as doações continuem acontecendo de forma a evitar a falta de sangue e hemoderivados, são realizadas ações estratégicas para suprir a necessidade atual de sangue.

 

Em Barbacena e em outras unidades da Fundação Hemominas foi necessário a diminuição dos atendimentos visando a proteção dos doadores/funcionários, de forma a evitar aglomerações mantendo assim o distanciamento dentro da unidade. Também, foi necessário diminuir o número de cadeiras de doação para manter o distanciamento mínimo de um metro entre os doadores.

 

Em Barbacena, o Posto de coleta de sangue continua funcionando todas as segundas-feiras no período de 9h às 15h. Atualmente realizamos a captação de 40 candidatos a doação de sangue uma vez que, por medidas de segurança, o fluxo de atendimento foi reduzido. São realizados 30 agendamentos e destinado 10 atendimentos para aqueles doadores que não conseguiram agendar. Este número de doadores foi fixado de acordo com o número de cadeiras de doação e o tempo do processo de doação. Levamos também em consideração o período de funcionamento do Posto de Coleta para que as bolsas coletadas possam chegar no destino em tempo hábil e armazenadas adequadamente. Lembrando que na região, possuem outras Unidades da Fundação Hemominas, para que o doador possa agendar a sua doação.

 

Reforçamos que todas as medidas preventivas em relação ao coronavírus são tomadas para que a doação transcorra em perfeita segurança. Seguimos os boletins epidemiológicos em relação ao coronavírus e as diretrizes publicadas.

 

O Posto de Coleta fica localizado na Rua Padre Toledo, s/n, bairro São Sebastião, sendo um setor anexo à Santa Casa de Misericórdia de Barbacena. É aconselhado que faça o agendamento da doação via telefone pelo número 3339-2400.

 

Neste período em que a sociedade se fechou para uma ampla ação no combate ao COVID-19 é fundamental que as pessoas saudáveis compareçam a qualquer uma das Unidades do Hemominas no estado o quanto antes, somente assim, poderemos manter os estoques de sangue em níveis seguros e fechar os elos dessa corrente de solidariedade chamada: VIDA.

 

Direção