Todas as notícias

Urologista do SANTA SAÚDE fala de câncer de próstata e cálculo renal

Marcio Cleber

Publicado em 28 de JULHO de 2020 às 11h08



Dr. Lucas Chaves Simões explica detalhadamente sobre o câncer e outas doenças ligadas à próstata. Também aborda sobre cálculo, um problema muito comum. Dr. Lucas faz atendimento no Santa Saúde.

 

Sobre o câncer de próstata: com qual idade devemos começar a nos preocupar? E quais são os exames necessários?

 

Dr. Lucas: Não existe uma padronização mundial, algumas entidades médicas até divergem quanto ao início do rastreio. Atualmente, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda o início do rastreio para o câncer de próstata aos 50 anos. Se o paciente for de grupo de risco ou tiver história familiar positiva (pai ou irmãos com câncer de próstata), o rastreio deve ser iniciado precocemente, aos 45 anos.

Sobre o rastreio - os dois principais exames são o exame físico, conhecido como toque retal e o exame de sangue:

 

PSA - Vale lembrar que existe muito preconceito quanto ao toque retal. Entretanto, é um exame rápido, indolor e extremamente necessário.


Para os casos duvidosos, podemos lançar mão da Ressonância Multiparamétrica da Próstata. Se a suspeita persistir o paciente será encaminhado para a realização de uma biópsia transretal da próstata guiada por ultrassom.



Além do Câncer existem outras doenças que acometem a próstata?


Dr. Lucas: Sim. A próstata é uma órgão com função sexual localizado junto ao esfíncter urinário, abaixo da bexiga. Além do câncer, a próstata pode ser acometida por quadros infecciosos como a prostatite, que deve ser tratada com antibióticos.


Uma outra doença muito comum na próstata e típica do envelhecimento masculino, é a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). A HPB é o crescimento progressivo da próstata que devido a sua localização provoca sintomas urinários. Quanto maior o volume prostático maior a incidência de sintomas miccionais, a próstata “aperta o canal da urina”. Entre os principais sintomas temos: jato fino, gotejamento, sensação de esvaziamento incompleto, noctúria, que é o ato de levantar para urinar a noite, dentre outros. O tratamento para a HPB se inicia com medicamentos e pode evoluir para cirurgia se não for suficiente para alívio dos sintomas.


Falando um pouco de cálculo renal. O que é cálculo renal? Como se forma? Qual o tratamento? Como se prevenir?


Dr. Lucas: Existem diversas teorias quanto a formação do cálculo renal. Entre as mais aceitas está o aumento da concentração de cristais na urina que se agrupam e formam o cálculo. Dessa forma o cálculo poderia se formar tanto pela escassez de água na urina quanto pelo excesso de cristais. Esses dados já puxam o raciocínio para a prevenção: tomar pelo menos 2 litros de água por dia, reduzir a ingesta de sal, reduzir a ingesta de carne vermelha e aumentar a ingesta de suco cítrico: limão, laranja, abacaxi.

O tratamento depende do tamanho, da densidade, do número de cálculos e principalmente da localização do cálculo. Cálculos pequenos, dentro do rim, podem ser acompanhados com exames anualmente. Cálculos de quaisquer tamanhos, obstrutivos, localizados no ureter, devem ser avaliados e operados com urgência devido ao risco de perda da função desse rim.
A principal cirurgia é realizada pelo próprio canal urinário, sem cortes.



O urologista também é médico de mulher?


Dr. Lucas: Sim, o urologista é o médico responsável pelo tratamento de todas as doenças do trato urinário que inclui, os rins, os ureteres, a bexiga e a uretra. Esses órgãos são comuns tanto a homens quanto a mulheres. Entre as principais doenças do trato urinário tratadas pelo urologista estão a infecção urinária, o cálculo renal, a incontinência urinária (que é a perda involuntária de urina) e o câncer: de rim, ureter, bexiga ou uretra.



Além do sistema urinário o urologista também é o médico responsável pelo acompanhamento e tratamento do sistema reprodutor masculino: testículo, epidídimos, próstata, vesícula seminal e o pênis. O acompanhamento desse grupo engloba desde a saúde sexual, fertilidade (desejo de engravidar), quadros infecciosos até os quadros de neoplasia maligna (câncer de testículo, pênis ou próstata).

 

SANTA SAÚDE

Ponto de Vendas – ao lado da Santa Casa – Tel. 3339-2446