Todas as notícias

Santa Casa apresenta trabalho em Congresso Internacional da Rede Unida

Marcio Cleber

Publicado em 06 de NOVEMBRO de 2020 às 08h36



A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena participou do 14º Congresso Internacional da Rede Unida, cuja sede foi a cidade de Niterói (RJ) que teve como tema “Saúde é Vida em Resistência: traçando caminhos com o SUS”,  que ocorreu de modo virtual, no período de 28 de outubro a  1º de novembro. E no dia 30 de outubro de 2020 apresentou em uma Roda de Conversa sobre 'Trabalho, Produção de Cuidado e Humanização', o resumo  intitulado: Acompanhantes numa Unidade de Terapia Intensiva: Protagonismo e corresponsabilização da família  - sistematização e experiência

Compartilhou e discutiu com os demais participantes estratégias de humanização, com uso de tecnologias leves para o cuidado como o acolhimento, escuta, vínculo, que permitem o protagonismo do usuário dos serviços de saúde. E com esse projeto valoriza a singularidade dos pacientes atendidos e de sua rede sociofamiliar. Transforma a presença de acompanhantes no cotidiano da Unidade de Terapia Intensiva Adulto da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena em um ato de solidariedade fundamental na prestação do cuidado, com possibilidades de promover a saúde na sua integralidade.

A autoria do trabalho foi de Maria Amélia Meira, Adrize Rutz Porto, Maira Buss Thofehrn, Manuela Gomes Campos Borel, Thayenne Barrozo Mota Monteiro, Rosane Auxiliadora de Almeida Costa, Raquel Vieira Barros. E foi apresentado pelas autoras Enfermeira Maria Amélia Meira, Psicologa Rosane A. A. Costa e Enfermeira Responsável Técnica Raquel Vieira Barros. 

“Dividir experiencias vividas, repensar o trabalho executado, nos motiva a reinventar um novo mundo de cuidado para os pacientes atendidos em nossa instituição”, ressalta as autoras.