Todas as notícias

Serviço de follow up reduz para zero índice de reinternação de bebês prematuros na Santa Casa

Da Redação

Publicado em 26 de FEVEREIRO de 2017 às 03h09


Dr. Lucrécia é a responsável pelo atendimento aos bebês

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena é uma entidade que conquistou em 2002 o título de ‘Hospital Amigo da Criança’. Com o objetivo de oferecer constantemente um atendimento de total qualidade a esses pequenos, a entidade está sempre inovando e criando novas alternativas. Um serviço que vem fazendo grande diferença no desenvolvimento dos bebês prematuros é o follow up que é o atendimento específico ao prematuro após a alta hospitalar da UTI Neo Natal. Uma conquista que veio com a criação do Ambulatório de Pediatria Geral anexo à Santa Casa, fruto de uma parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais -Sesaps.

“A implantação deste atendimento foi muito importante porque hoje as mães já saem do hospital com agendamento do seu filho para a nossa unidade, no caso o Ambulatório de Pediatria Geral. “O prematuro tem o acompanhamento com o pediatra, que é comigo, com fonoaudióloga, com nutricionista e psicóloga”, pontuou a pediatra Drª. Lucrécia, responsável pelo atendimento desses bebês no Ambulatório. Destacou ainda que desde a criação do Ambulatório de Pediatria, no início de junho deste ano, “até o momento tivemos o índice de reinternação zero devido a este acompanhamento e orientação às mães. Se necessário fazemos as visitas domiciliares porque é importante a atenção a este prematuro até a idade de 3 anos”.

“Graças a Deus nenhum dos bebês que passaram a usufruir do follow up foi necessária a sua reinternação. Este é o ganho em nosso atendimento porque é isso que priorizamos, que o prematuro sai de alta, seja acompanhado e tenha um crescimento totalmente sadio”, exclamou Drª. Lucrécia não escondendo a satisfação dos resultados positivos alcançados nestes últimos cinco meses. 

O comprometimento dos pais em trazer o seu filho tem sido também o grande destaque, o que tem contribuído para o bem-estar do seu bebê. “Quando o bebê prematuro recebe alta da UTI Neo Natal já sai com uma consulta agendada para o Ambulatório de Pediatria, para esse acompanhamento. Os retornos vão sendo agendados previamente de acordo com o seu desenvolvimento. Dependendo do caso, o atendimento que é inter e multidisciplinar acontece toda semana. Nossa finalidade é total assistência para um desenvolvimento tranquilo”, explicou Drª Lucrécia.

Na avaliação da pediatra, a criação do Ambulatório de Pediatria Geral, foi um grande avanço no sistema de saúde da rede municipal de Barbacena. “Hoje a população tem um local de referência com atendimento de total qualidade para as crianças em geral”, comentou.  

Ambulatório de Pediatria Geral

Em funcionamento desde o início do mês de junho deste ano, o Ambulatório de Pediatria Geral está anexo à Santa Casa, e se transformou em referência na área de pediatria dentro da rede municipal de saúde, uma vez que todo o atendimento pediátrico está concentrado no Ambulatório. Os serviços são exclusivos para a população de Barbacena e pelo Sistema Único de Saúde - SUS.  O Ambulatório funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, excetos nos dias de feriados. Nele as pessoas encontram pediatra na parte da manhã e da tarde, o que trouxe mais comodidade para as crianças e familiares. Para ter acesso ao atendimento do Ambulatório de Pediatria é necessário que o morador procure a Unidade Básica de Saúde - UBS próxima à sua casa para fazer o agendamento. O atendimento será de casos não urgentes e que foram agendados previament