Todas as notícias

Uma semana de reflexão sobre o bebê prematuro

Da Redação

Publicado em 27 de FEVEREIRO de 2017 às 03h08


As atividades encerraram com um café comemorativo

As ações relacionadas à prematuridade promovidas pela Santa Casa de Misericórdia de Barbacena encerraram com um encontro que reuniu os profissionais que atuam na área da UTI Neo Natal e pais de bebês que estavam acompanhado de seus filhos no hospital. O 17 de novembro é quando se festeja o ‘Dia Nacional da Prematuridade’. O bebê prematuro é aquele que nasce com menos de 37 semanas de gestação e necessitam de todo um cuidado especial.

Dentro dos serviços que a Santa Casa tem em prol do bebê prematuro está a UTI Neo Natal com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e profissionais da higienização; e também o Programa Mãe Canguru e a Casa da Gestante, um importante apoio às mamães que necessitam acompanhar seus filhos que estão internando e não têm onde ficar. A Santa Casa de Misericórdia é um hospital amigo da criança e atende a população de 51 municípios, que atualmente tem cerca de 740 mil habitantes.

“A UTI Neo Natal veio para ajudar a salvar vidas das crianças, principalmente dos bebês prematuros. Com esta conquista implantada na Santa Casa de Misericórdia, a realidade é outro, pois estes pequeninos tem toda atenção que precisam para poderem se desenvolver e terem uma vida com mais qualidade. Nossa UTI já tem quase 15 anos e veio para mudar a vida de toda a região. Temos um resultado extremamente positivo e continuamente estamos salvando vidas’, pontuou a pediatra Drª. Viviane Maria de Araújo Souza de Carvalho.   

O 17 de novembro é quando se festeja o ‘Dia Nacional da Prematuridade’“A Santa Casa de Misericórdia é o centro de cuidados intensivos a este bebê prematuro da Macrorregião Centro Sul. Comemorar o Dia da Prematuridade foi extremamente importante, primeiro uma maneira de fazer uma homenagem a estes pequeninos; também uma forma de agradecer aos profissionais que tanto se dedicam pela qualidade de vida dos prematuros”, pontuou Welder Cristiano Sfredo, enfermeiro da área de pediatria.